terça-feira, 1 de novembro de 2011

"A Caçada"

RESENHA 1- Andressa:
Capa e Cartaz do filme A CaçadaNome: A Caçada ( The Hunting Party)
Elenco:Richard Gere, Terrence Howard, Jesse Eisenberg, Scott Anderson, Diane Kruger
Direção:Richard Donner Sheppard
Gênero: Ação/Aventura/Comédia/Guerra/História
Ano: 2007
Duração: 102 minutos
Sinopse: Richard Gere é Simon, jornalista de guerra que, ao lado do cameraman Duck (Terrence Howard, "Homem de Ferro"), realizou grandes coberturas. Após testemunhar um massacre na Bósnia, Simon briga com sua emissora e desaparece. Anos mais tarde, Duck retorna à Bósnia e é procurado por Simon. Ele tem pistas sobre a localização do Raposa, o pior criminoso da guerra local, que tem uma recompensa de US$5 milhões por sua captura. Agindo contra ordens da ONU e confundidos com agentes da CIA, eles partem em sua busca. Baseado em uma história real. (www.filmow.com)



Only the most ridiculous parts of this story are true”
(Somente as partes mais ridículas dessa história são reais)

Simon Hunt é jornalista correspondente de guerra, louco, perigoso, engraçado e bom. Junto com seu amigo e câmera Duck, ele conseguiu grandes histórias e chegou ao ápice ganhando vários prêmios durante nove anos. 
Mas um dia todo o horror que presenciou o afetou e durante uma transmissão ao vivo ele surtou.
Foi despedido e teve que se virar como pode, indo de canal por canal ou pedindo demissão ou sendo demitido e indo para guerra por conta própria para tentar vender reportagens para emissoras de outros países.
Enquanto isso Duck subia de vida conseguindo status, grana e belas mulheres.
Cinco anos depois eles se reencontram e um famoso criminoso de guerra está sendo procurado em troca de uma bela recompensa. Simon, Duck e o novato Benjamim ( filho do vice-presidente da emissora que quer provar para o pai que tem potencial) resolvem ir atrás de Raposo, após Simon dizer ter encontrado uma fonte que disse onde exatamente ele está. 
Com um carro velho e "emprestado" e sem a mínima noção do que irão encontrar pela frente, eles vão atrás do criminoso para uma entrevista e quem sabe até uma captura.


Sempre gosto de um filme envolvendo jornalismo (porque será né), esses tipos de filmes me fazem querer ainda mais ser jornalista.
Guerras... Esses temas sempre são fortes. Pessoas morrem pelo simples fato de que os representantes do país em que vive entram em guerra. Inocentes morrem sem ao menos terem culpa alguma e por trás de tudo isso ainda há gente que lucra.

Jornalista precisa ser imparcial (pelo menos na teoria) e durante o surto Simon se cansa de tudo aquilo, de todo aquele horror de guerra enquanto as autoridades fingem fazer alguma em troca de acordos com os criminosos.
O filme é baseado em fatos reais e durante uma pesquisa eu achei que ele foi baseado em um artigo assinado por Scott Anderson, “ How I spent my summer vacation” (Como passei minhas férias de verão), publicado na revista Esquirre.
Na história original eram 5 jornalistas e não 3 que passando as férias na Bósnia bêbados conseguiram em 2 dias chegar muito mais perto de um dos maiores procurado de guerra do que a ONU, OTAN, CIA, EUA, Inglaterra e França. E eles quase foram presos por isso. O verdadeiro raposo só foi capturado em 2007.
Gostei muito dos atores. Richard, Terrence e Jesse fizeram uma ótima atuação.
O tom irônico do filme é uma coisa que chama a atenção também e o final apesar de fictício foi muito bom, pena que não aconteceu realmente.

★ ★ ★ ★



RESENHA 02- Kell



Eu, Kell, estudante de jornalismo achei que nunca fosse ver um filme tão bom e engraçado, baseado em fatos reais, que fala de forma concisa e divertida como é a vida de um jornalista.
Simon (Richard Gere) é um renomado jornalista que está cobrindo a guerra na Bósnia, junto com o câmera e amigo Duck.
Em meio a tanta destruição, causada pelo terrorista “Raposo”, um ‘belo dia’, Simon surta ao vivo e é demitido da TV. Como diz o amigo, “O Simon era nosso melhor jornalista até ele pirar em rede nacional”.
Sem grana, ele some do mundo e reaparece depois de anos para o amigo Duck e pede para que ele o ajude em uma caçada ao Raposa, que até então não havia sido encontrado.
Duck aceita e mais do que isso, leva Benjamin (Jesse Eisenberg *-*), um recém formado jornalista, vindo de Harvard (que obviamente ensina muito, mas nem todas as coisas que um profissional pode aprender, ou seja, não adianta nada Benjamin falar que estudou na Universidade diante do que eles estão passando.) e filho do vice presidente da emissora.


Um filme muito envolvente, com drama e comédia na medida certa. Para quem estuda jornalismo, é um filme imperdível pois mostra a importância das fontes (devemos MESMO confiar  em algumas delas?), a veia jornalística, o lado emocional do jornalista, a vontade de ‘das a vida’ por uma matérias (leia-se: dispensar férias, feriados,...),enfim, é muito bom!
E como todo bom jornalista, Simon, toda vez que ele chega em um lugar desconhecido a primeira coisa que ele faz é encontrar um bar! Kkk
E ele também sabe que muitos jornalistas querem fazer jornalismo de verdade e não se reduzirem a apenas âncora.






ONDE EU ASSITI PELA PRIMEIRA VEZ: Em casa, no computador
QUANDO: 31/10/2011
PORQUE EU ESCOLHI ESTE FILME: Assim como a maioria dos filmes que será apresentada, escolhi o filme por causa da indicação do livro.
O QUE EU SABIA DE ANTE-MÃO:
-Que era um filme sobre jornalismo,
-Que Richard Gere estava no elenco
DIREÇÃO: Richard Shepart
QUEM SÃO OS ATORES PRINCIPAIS: Richard Gere, Terrence Howard, Jesse Eisenberg, James Brolin
QUE TIPO DE FILME É: Aventura/Drama/Comédia
TEM UM FINAL FELIZ: Sim!
O FILME SUPEROU OU NÃO AS MINHAS EXPECTATIVAS: Sim! É impressionante como ele retrata bem o jornalismo, em meio às falas e a postura dos personagens! Uma grande aula!
PONTO FRACO: Eu particularmente não gostei muito da forma como a história é contada, achei um pouco exagerada a comédia em um tema real e trágico (guerra).
QUAL É A DURAÇÃO APROXIMADA DO FILME: 143 minutos
UMA FRASE DO FILME: "Os prêmios para jornalistas são como hemorroidas, no final, todo bundão recebe um."
COMO É A HISTÓRIA PRINCIPAL: (Retirado do site FILMOW: http://filmow.com/a-cacada-t9595/ )  “Richard Gere é Simon, jornalista de guerra que, ao lado do cameraman Duck (Terrence Howard, "Homem de Ferro"), realizou grandes coberturas. Após testemunhar um massacre na Bósnia, Simon briga com sua emissora e desaparece. Anos mais tarde, Duck retorna à Bósnia e é procurado por Simon. Ele tem pistas sobre a localização do Raposa, o pior criminoso da guerra local, que tem uma recompensa de US$5 milhões por sua captura. Agindo contra ordens da ONU e confundidos com agentes da CIA, eles partem em sua busca. Baseado em uma história real.”
UMA CENA: A cena que Simon surta é boa e também a cena da mulher grávida, morta com 6 tiros é forte e triste. Marcou-me bastante.
RECOMENDO ESTE FILME: Sim, principalmente para jornalistas formados e estudantes.
DICAS PARA QUEM PRETENDE ASSISTI-LO:
-Fazer pipoca;
-Prestar atenção nas cenas
-E curtir ao máximo!
★★★★
BOM FILME!!!!!
Kell

FILMOW:
KELL
 e ANDRESSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário